Pesquisar
Close this search box.
RIO BRANCO
Pesquisar
Close this search box.

POLÍTICA

Senado adia votação de PEC que limita poderes do STF

Publicado em

O Senado Federal adiou, nesta terça-feira (21/11), a votação da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 8/2021, que limita poderes do Supremo Tribunal Federal (STF). O plenário aprovou, por 48 votos favoráveis e 20 contrários, calendário especial para apreciar o texto.

Com a medida, a previsão é de que os dois turnos sejam feitos na quarta-feira (22/11). O plenário da Casa Alta realizou cinco sessões de discussão antes de submeter a matéria à votação.

O relator da PEC, senador Espiridião Amin (PP-SC), alegou ainda não ter finalizado o parecer sobre o projeto. O texto foi aprovado na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado no início de outubro, em votação que durou menos de um minuto.

Continua depois da publicidade

“Não há nenhum tipo de afronta, tampouco nenhum tipo de retaliação, absolutamente. O que nós estamos buscando fazer no Congresso Nacional é o aprimoramento da legislação e o aprimoramento da Constituição Federal para garantir que os Poderes funcionem bem”, afirmou o presidente do Congresso Nacional, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), momentos antes de iniciar a sessão.

A PEC abarca pedidos de vista, declarações de inconstitucionalidade de atos do Congresso Nacional e concessão de liminares. As decisões monocráticas, também abordadas no texto, são aquelas proferidas por apenas um ministro da Suprema Corte.

A tramitação de Propostas de Emendas à Constituição exige dois turnos de votação. O primeiro precisa de cinco sessões de discussão, enquanto o segundo requer três.

A proposta veda decisões monocráticas que suspendam leis ou atos do presidente da República, do Senado Federal, da Câmara dos Deputados ou do Congresso Nacional. Também limita o prazo dos pedidos de vista para seis meses, com apenas uma renovação de três meses.

Propaganda
Advertisement
plugins premium WordPress