Pesquisar
Close this search box.
RIO BRANCO
Pesquisar
Close this search box.

POLÍTICA

Senado marca sabatina de Zanin por vaga no STF para 21 de junho

Publicado em

Divulgação Cristiano Zanin Martins será sabatinado pela CCJ do Senado

O presidente da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado, Davi Alcolumbre (União Brasil-AP), marcou para o dia 21 de junho  a sabatina de Cristiano Zanin para a vaga de ministro do Supremo Tribunal Federal (STF). Se aprovado, o advogado ocupará a cadeira de Ricardo Lewandowski, que se aposentou no começo do ano.

A indicação de Zanin foi confirmada no último dia 1º de junho, embora seu nome já corresse pelos bastidores do Palácio do Planalto. O magistrado foi advogado do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) durante a Operação Lava Jato e foi o responsável por reverter a condenação do petista.

Alcolumbre ainda designou o senador Veneziano Vital do Rêgo (MDB-PB) para relatar a sabatina. A expectativa é que Rêgo aprove o nome de Zanin para o cargo.

Continua depois da publicidade

O presidente da CCJ pretende agilizar a tramitação do nome de Zanin e enviar para o nome do advogado para o plenário do Senado ainda no dia 21 de junho. Os senadores pretendem a indicação do Palácio do Planalto antes do recesso, marcado para 18 de julho.

Movimentações de Zanin

Nos últimos dias, Cristiano Zanin acelerou a sua campanha no Senado e, inclusive, já estabeleceu uma meta de apoio. O advogado, que precisa de 41 votos para ter a sua nomeação chancelada, quer chegar a 49 votos favoráveis entre os 81 senadores.

O número, porém, pode ser ainda maior, com apoio da base de oposição. Zanin tem se reunido com senadores de outros partidos para garantir uma votação expressiva na Casa.

Para isso, o advogado aposta na ajuda de ministros como o Advogado-Geral da União, Jorge Messias, dos ministros do STF Gilmar Mendes e Alexandre de Moraes, e do ministro do Tribunal de Contas da União, Bruno Dantas.

O PL, partido do ex-presidente Jair Bolsonaro, já fechou questão para votar favorável à indicação de Cristiano Zanin à Suprema Corte. Ex-ministros de Bolsonaro, Ciro Nogueira (Progressistas-PI) e Rogério Marinho (PL-RN) também já indicaram que vão votar a favor do advogado.

Propaganda
Advertisement
plugins premium WordPress