Search
Close this search box.
RIO BRANCO
Search
Close this search box.

POLÍTICA

Sob a liderança de Jorge Viana na ApexBrasil, empresários do Acre celebram aumento nas exportações e na geração de empregos

Publicado em

Em menos de dois anos à frente da presidência da Agência Brasileira de Promoção das Exportações e Investimentos (ApexBrasil), Jorge Viana, ex-senador e ex-governador do Acre, tem sido fundamental para impulsionar as exportações e a criação de empregos no estado, conforme destacam os empresários locais.

Ao assumir a gestão da ApexBrasil durante o novo mandato do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, Jorge Viana demonstrou desde o início seu compromisso em apoiar as grandes regiões exportadoras, com um olhar especial voltado para o potencial ainda pouco explorado das regiões Norte e Nordeste.

No Acre, uma única edição do programa “Exporta Mais Amazônia”, promovido pela ApexBrasil, já gerou resultados equivalentes às exportações anuais do estado. Com novas oportunidades de mercado surgindo, observa-se um aumento significativo no volume de exportações acreanas, impulsionando a economia local e criando novos postos de trabalho.

Continua depois da publicidade

Durante o Fórum Empresarial Brasil-Bolívia, parte de uma missão presidencial aos países sul-americanos liderada por Luiz Inácio Lula da Silva e organizada pelo Itamaraty e pela ApexBrasil, os empresários compartilharam suas experiências e perspectivas positivas.

Laudemir Muller, gerente de agronegócio da ApexBrasil, ressaltou a mudança positiva: “Com o presidente Lula, houve uma transformação nas relações comerciais internacionais e no posicionamento do Brasil no cenário global. Jorge Viana trouxe um olhar renovado para os produtos do Norte, promovendo diretamente a região e suas potencialidades. Em parceria com a Bolívia, realizamos a primeira iniciativa bilateral de promoção da castanha no mercado internacional, algo inédito e crucial para o desenvolvimento local.”

Kássio Almada, gerente de vendas da Cooperacre, enfatizou o impacto positivo do apoio da ApexBrasil: “A liderança de Jorge Viana na Apex impulsionou significativamente os produtos da bioeconomia amazônica. Atualmente, a castanha representa 80% do nosso faturamento e tem impulsionado toda a economia local. A participação no programa Exporta Mais Amazônia em Rio Branco resultou em novos negócios e consolidação das exportações para a Holanda. A expansão das operações está gerando empregos diretos.”

Para Paulo Santoyo, sócio-proprietário da Dom Porquito, as mudanças são evidentes: “Nos últimos dezoito meses, com as políticas do presidente Lula e a atuação de Jorge Viana na ApexBrasil, vimos uma revolução nos caminhos das exportações. O Norte passou a ser reconhecido como um polo produtivo com foco em sustentabilidade ambiental. Isso não apenas gerou empregos mas também fortaleceu a economia local. Estamos criando mais postos de trabalho formais na iniciativa privada, algo essencial para o desenvolvimento acreano.” E concluiu: “O impacto das novas diretrizes do governo Lula e dos esforços de Jorge Viana na ApexBrasil é evidente: o Acre está se destacando nas exportações, impulsionando a geração de empregos e fomentando o crescimento econômico regional”, afirmou o empresário local.

Propaganda
Advertisement