Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.
RIO BRANCO
Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

POLÍTICA

Sorocaba, México e mais: as vezes em que Lula teve problemas com avião

Publicado em

O presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva Foto: Reprodução/Getty Images

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) embarcou na noite de sábado, 22, em viagem oficial ao Japão e Vietnã e o trajeto contou com uma troca de aeronaves durante o percurso. Dessa vez, a situação foi programada. Mas, nos últimos meses, o petista precisou lidar com alguns problemas envolvendo viagens de avião. Relembre!

O caso mais recente foi na terça-feira passada, dia 18, quando o avião de Lula arremeteu – procedimento de segurança de quando o avião precisa abortar o pouso. A situação aconteceu em Sorocaba, no interior de São Paulo.

Continua depois da publicidade

Após o susto, a aeronave realizou o pouso no mesmo aeroporto e o presidente seguiu com a agenda prevista. Além de Lula, os ministros Fernando Haddad, da Fazenda, e Luiz Marinho, do Trabalho, estavam no avião. O procedimento de arremeter é algo comum em situações em que o piloto entende não ter condições ideais para o pouso.

Já no ano passado, a situação foi mais tensa. O avião do presidente teve dificuldades para pousar na Cidade do México em outubro. Na ocasião, a aeronave sobrevoou a capital mexicana por cerca de cinco horas para gastar combustível e conseguir, por fim, pousar em segurança.

Continua depois da publicidade

O avião presidencial, em que estavam 16 pessoas, incluindo Lula, apresentou um problema técnico e foi forçado a dar voltas no ar, voando em círculos a uma altitude média de cerca de 3,8 mil metros do solo. Mesmo com o problema técnico resolvido ainda no ar, o avião precisou gastar combustível para aterrissar com o tanque mais leve. Para voltar do México ao Brasil, o presidente Lula precisou utilizar um avião reserva.

Mais casos

Outras situações aconteceram também ao longo de 2024. Como quando em janeiro o avião presidencial apresentou uma pane em Campina Grande, na Paraíba, e não conseguiu decolar. A agenda do dia foi cancelada.

Continua depois da publicidade

Além disso, em fevereiro passado, o avião presidencial interrompeu a decolagem no Aeroporto de Congonhas, em São Paulo, também por um problema técnico. Cerca de 20 minutos depois, o avião foi liberado para o voo, sem maiores contratempos.

 

Continua depois da publicidade
Propaganda
Advertisement