Pesquisar
Close this search box.
RIO BRANCO
Pesquisar
Close this search box.

POLÍTICA

STF rejeita recurso de Bolsonaro contrar relatoria de Moraes em inquérito do Golpe

Publicado em

Por uma ampla maioria de 9 votos a 1, o Supremo Tribunal Federal (STF) rejeitou nesta sexta-feira (13) o recurso apresentado pela defesa do ex-presidente Jair Bolsonaro que buscava afastar o ministro Alexandre de Moraes da relatoria do inquérito que investiga atos antidemocráticos e uma suposta tentativa de golpe de Estado.

O recurso questionava a decisão do presidente do STF, ministro Luís Roberto Barroso, que em fevereiro negou o pedido de impedimento de Moraes. A defesa de Bolsonaro argumentava que o ministro estaria na condição de vítima, violando o Código de Processo Penal.

O ministro Barroso, relator do caso, prevaleceu com seu voto, acompanhado por Flávio Dino, Edson Fachin, Gilmar Mendes, Cristiano Zanin, Dias Toffoli, Cármen Lúcia, Luiz Fux e Nunes Marques. Barroso argumentou que os crimes investigados – abolição violenta do Estado Democrático de Direito e tentativa de golpe de Estado – têm como vítima a coletividade, não um indivíduo específico.

Continua depois da publicidade

O único voto contrário foi proferido pelo ministro André Mendonça, que entendeu que Moraes, por estar potencialmente sujeito a consequências graves como prisão ou morte caso o plano dos investigados tivesse sucesso, se configura como diretamente interessado no processo.

A decisão do STF ocorre após a Polícia Federal indiciar Bolsonaro e 36 aliados pela tentativa de golpe, incluindo a suposta participação em um plano para atentar contra a vida de Moraes, do presidente Lula e do vice-presidente Alckmin. O STF, portanto, mantém Moraes como relator do inquérito.

Propaganda
Advertisement
plugins premium WordPress