POLÍTICA
Suíte de Xi Jinping em Brasília tem colchão ‘importado’ e janelas blindadas
Uma grande estrutura de segurança foi estabelecida em Brasília (DF), onde o presidente chinês Xi Jinping fará uma visita a Lula (PT) na próxima quarta-feira, 20. Em um hotel ‘esvaziado’, a delegação providenciou janelas blindadas e até um colchão ‘importado’, trazido da China, para a suíte presidencial.
Xi Jinping está no Rio de Janeiro para participar da Cúpula de Líderes do G20, que acontece entre esta segunda-feira, 18, e terça-feira, 19, e segue para Brasília na próxima quarta, onde se encontrará com Lula no Palácio da Alvorada. É a segunda visita do presidente chinês ao Brasil. A primeira aconteceu em 2019, em uma reunião do BRICS, e contou com esquema de segurança semelhante.
De acordo com a jornalista Julia Duailibi, da TV Globo, Xi Jinping ficará em um complexo hoteleiro localizado a pouco menos de um quilômetro do Alvorada. O local foi ‘esvaziado’ pela delegação chinesa, que trouxe todos os móveis e pediu dispensa da maioria dos funcionários durante a estadia. Aqueles que permaneceram deverão usar um crachá que identifica o acesso autorizado ao local.
Moradores e hóspedes também acabaram desalojados, com exceção do ministro da Fazenda, Fernando Haddad, que mora no local desde o fim de 2022. Questionado, o ministro chegou a brincar sobre a ‘autorização’: “Xi é brother”.
As refeições da delegação chinesa também contam com esquema de segurança próprio dentro do hotel. Com funcionários contratados pelo governo chinês, a estadia terá três espaços para o café da manhã, um maior, um menor para oficiais e outro, do lado externo, para 200 pessoas.
Durante a visita a Brasília, o presidente chinês participará de uma reunião bilateral com Lula, no Alvorada, e ambos os mandatários deverão dar uma declaração conjunta. À noite, ele será recebido no Palácio do Itamaraty para um jantar oferecido por Lula e a primeira-dama, Janja.