POLÍTICA
Tarcísio cancela viagem a Brasília

O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), cancelou a viagem a Brasília que estava prevista para esta segunda-feira, 15. A ida à capital federal estava relacionada a articulações políticas em torno da anistia aos investigados pelos atos de 8 de janeiro.
A movimentação de Tarcísio era aguardada pelo PL como determinante para destravar a pauta no andamento da Câmara dos Deputados.
Segundo a assessoria de imprensa, a viagem chegou a constar da programação, mas foi retirada da agenda. Questionada, a equipe respondeu apenas que o governador “não estará” em Brasília hoje.
O governador tem se posiocionado como articulador pela revogação da pena do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e de outros sete réus condenados pela trama golpista. A desistência acontece dias após o presidente do PL, Valdemar da Costa Neto, admitir que o 8 de Janeiro se tratou de uma tentaiva de golpe de Estado. O cacique, entretanto, minimizou os atos golpistas, os quais ele classsificou como “bagunça”.
“De fato houve um planejamento, mas nunca se concretizou. No Brasil, a lei diz: se você planejar um assassinato e não fizer nada, não há crime”, disse Valdemar. “O mesmo vale para o golpe. O problema maior foram os acontecimentos do 8 de Janeiro, e o Supremo insiste em chamar aquilo de golpe. É um absurdo: pessoas com pedaço de pau, um bando de desordeiros quebrando coisas, e dizem que isso foi golpe”, declarou.
