Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.
Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

POLÍTICA

Tribunal Eleitoral de SP forma maioria para cassar mandato de Carla Zambelli por desinformação eleitoral em 2022

Publicado em

Carla Zambelli Foto: Dida Sampaio/Estadão Conteúdo

O Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP) formou maioria para cassar o mandato da deputada federal Carla Zambelli (PL-SP) nesta sexta-feira, 13, por desinformação eleitoral em 2022. O placar foi de 4 a 0, mas o julgamento foi suspenso por um pedido de vista – mais tempo para análise. Zambelli poderá recorrer ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE). As informações são da Folha de S. Paulo.

A ação que pode a deixar inelegível é referente a uma investigação judicial eleitoral movida pela deputada federal Sâmia Bomfim (PSOL-SP). Se o resultado do TRE seguir favorável à sua cassação, Zambelli pode ficar inelegível por oito anos, contados a partir do ano do pleito de 2022, e perde seu mandato como deputada federal.

Continua depois da publicidade

Votaram o relator Encinas Manfré, que é corregedor-regional eleitoral de São Paulo, e os juízes Cotrim Guimarães, Langroiva Pereira e Silmar Fernandes. Já a magistrada Maria Cláudia Bedotti pediu vista.

Ao jornal, em nota após a sessão, Zambelli disse que “nada mudou”: “Vamos continuar fazendo um bom trabalho, pelas quase 1 milhão de pessoas que acreditaram em mim. A Justiça de Deus está agindo e continuará agindo até o fim desse processo”.

Continua depois da publicidade

“Por enquanto, a maioria está formada, no sentido da minha cassação. Mas isso ainda pode ser revertido com o pedido de vista que foi feito”, complementou.

Carla Zambelli foi a terceira deputada federal mais votada no país, considerando as últimas eleições. Ela obteve 946 mil votos.

 

Continua depois da publicidade
Propaganda
Advertisement