Pesquisar
Close this search box.
RIO BRANCO
Pesquisar
Close this search box.

POLÍTICA

TV Acre diz que houve “evidente abuso de autoridade” em decisão que encerrou debate e gerente comercial é conduzido à PF

Publicado em

Foto: Irya Rodrigues/g1

A Rede Amazônica Acre emitiu nota na noite de terça-feira (27), após ser forçada a encerrar o debate com os candidatos ao governo do Acre. A decisão ocorreu após o candidato David Hall (Agir) ser impedido de participar do debate, mesmo com decisão favorável a sua participação.

Segundo a lei eleitoral, o direito de participação em debates de candidatos de partidos com representação de cinco ou mais deputados no Congresso é garantido. Porém, o Agir, partido de Hall, não tem essa representatividade.

David Hall foi impedido de participar de debate mesmo com limitar favorável sua participação (Foto: TV Acre)

Após o encerramento do debate, o gerente comercial da Rede Amazônica Acre, Fábio Farina, foi conduzido à Polícia Federal para prestar esclarecimentos.

Continua depois da publicidade

Na nota emitida após o encerramento do debate, a Rede Amazônica Acre disse que vai impetrar todos os recursos judiciais cabíveis e representação no Conselho Nacional de Justiça (CNJ) por abuso de autoridade.

“Por ordem da desembargadora Denise Castelo Bonfim, que determinou a participação do candidato David Soares Hall, do partido Agir, sem representação no Congresso Nacional, encerraremos o debate. A emissora informa que irá impetrar todos os recursos judiciais cabíveis e representação no CNJ [Conselho Nacional de Justiça] pelo evidente abuso de autoridade ocorrida hoje no Acre, que impediu que o debate com os candidatos com representatividade no Congresso Nacional pudessem debater e apresentar suas propostas aos eleitores”, diz a nota da emissora.

Entenda a decisão

David Hall entrou com pedido na Justiça Eleitoral para que participasse do debate na Rede Amazônica Acre. O pedido foi acatado uma hora antes do debate pela juíza auxiliar do Tribunal Regional Eleitoral (TRE/AC), desembargadora Denise Castelo Bonfim.

Poucos minutos antes do debate, Hall e sua equipe chegaram à sede da afiliada da Rede Globo no Acre com a decisão em mãos, mas a direção da emissora não deixou ele participar do debate.

Houve uma confusão e gritos da equipe para David Hall entrar no estúdio onde ocorria o debate. A polícia teve de ser acionada e controlou a confusão.

Uma hora após o início do debate, a desembargadora Denise Bonfim emitiu uma nova decisão para que a transmissão do debate fosse suspensa “até que viabilize a participação do David Soares Hall, a fim de que seja cumprida a ordem exarada com a participação do candidato, já garantida judicialmente a sua integração ao debate desta noite na TV Acre, sob pena de crime de desobediência”.

Continua depois da publicidade

Decisão que suspende debate na TV Acre assinado por Denise Bonfim (Foto: Cedida)

Às 22h32, o mediador Fábio Melo informou, em meio ao segundo bloco, o encerramento do debate. “Muito obrigado a todos, mas por ordem da desembargadora Denise Castelo Bonfim, que determinou a participação do candidato David Hall, do partido Agir, sem representação no Congresso Nacional, neste debate, encerraremos o debate da Rede Amazônica neste momento, reafirmando o compromisso da Rede Amazônica com a democracia”, disse Fábio Melo.

Veja o momento do encerramento do debate:

Propaganda
Advertisement