Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.
RIO BRANCO
Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

POLÍTICA

Um dia após a ‘bênção’ de Bolsonaro, Flávio anuncia primeira ação na corrida pela Presidência

Publicado em

Flávio Bolsonaro quer que o Congresso aprove a anistia “ainda este ano” Foto: @flaviobolsonaro/Reprodução/ND Mais

Indicado por Jair Bolsonaro como pré-candidato à Presidência, o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) afirmou que seu “primeiro gesto” na nova missão será articular a aprovação de uma anistia para aliados do bolsonarismo — especialmente aqueles que se colocam contra o governo Lula.

A declaração foi feita neste sábado (6), em publicação no X, um dia após o pai cravar seu nome como representante do campo bolsonarista na disputa de 2026.

Continua depois da publicidade

“Tomada a decisão ontem, hoje começo as negociações!”, escreveu o senador. Segundo ele, a anistia é prioridade absoluta. “O primeiro gesto que eu peço a todas as lideranças políticas que se dizem anti-lula é aprovar a anistia ainda este ano!”, afirmou. Flávio disse ainda querer “unir a direita” e reforçou a urgência: “Espero não estar sendo radical por querer anistia para inocentes. Temos só duas semanas”.

Post de Flávio Bolsonaro no X sobre o primeiro gesto (anistia) após o anúncio da candidatura à PresidênciaFoto: @flaviobolsonaro/Flávio Bolsonaro/X/ReproduçãoPost de Flávio Bolsonaro no X sobre o primeiro gesto (anistia) após o anúncio da candidatura à PresidênciaFoto: @flaviobolsonaro/Flávio Bolsonaro/X/Reprodução

A articulação mira diretamente o caso do ex-presidente Jair Bolsonaro, condenado pelo STF a 27 anos e 3 meses de prisão por participação na trama de 8 de janeiro. Preso na Superintendência da Polícia Federal, em Brasília, ele é o principal beneficiário da proposta, que apesar de ser uma bandeira forte do bolsonarismo, não avançou no Congresso neste ano legislativo.

Continua depois da publicidade

Escolha de Bolsonaro e apoio familiar

Nesta sexta-feira (5), Flávio Bolsonaro confirmou que foi o escolhido do pai para disputar o Planalto. “É com grande responsabilidade que confirmo a decisão da maior liderança política e moral do Brasil, Jair Messias Bolsonaro, de me conferir a missão de dar continuidade ao nosso projeto de nação”, escreveu no X.

Michelle Bolsonaro, que viveu em clima de conflito com os enteados nesta semana após derrota do PL no Ceará, também declarou apoio ao enteado.

A maioria dos aliados demonstrou apoio à candidatura de Flávio Bolsonaro à Presidência da RepúblicaFoto: Geraldo Magela/Agência Senado/ND MaisA maioria dos aliados demonstrou apoio à candidatura de Flávio Bolsonaro à Presidência da RepúblicaFoto: Geraldo Magela/Agência Senado/ND Mais

“Que Deus te abençoe nesta nova missão pelo nosso amado Brasil. Que o Senhor te dê sabedoria, força e graça em cada passo, e que a mão d’Ele conduza o teu caminho para o bem da nossa nação”, publicou Michelle Bolsonaro no Instagram.

Continua depois da publicidade

Já o pastor Silas Malafaia, amigo de longa data de Jair Bolsonaro, publicou nesta sexta, no mesmo dia do anúncio, que “o amadorismo da direita faz a esquerda dar gargalhadas”. O recado foi visto como uma indireta à candidatura de Flávio.

Candidatura sob dúvidas

Apesar da bênção bolsonarista, a manutenção da candidatura não é certa. Segundo informações extraoficiais, o PL pode rever a estratégia e lançar Flávio novamente ao Senado em 2026. Além do desgaste acumulado, o senador carrega um histórico de investigações que poderia dificultar a construção de uma campanha presidencial robusta.

Continua depois da publicidade

Caso siga na disputa, deve enfrentar ataques sobre episódios do passado: o caso das rachadinhas na Alerj; a sociedade em uma loja da Kopenhagen; a compra de uma mansão de R$ 6 milhões em Brasília; e a relação com Adriano da Nóbrega, miliciano ligado ao Escritório do Crime, morto pela polícia em 2020.

O centrão prefere Tarcísio e teme fragmentação da direita com Flávio candidatoFoto: Geraldo Magela/Agência SenadoO centrão prefere Tarcísio e teme fragmentação da direita com Flávio candidatoFoto: Geraldo Magela/Agência Senado

O sobrenome Bolsonaro, embora forte entre a base fiel, também tem potencial de limitar alianças amplas e aumentar o escrutínio sobre o candidato.

Pressão do centrão e impacto no mercado

No campo político, o centrão demonstra preferência pelo governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos). Líderes do bloco avaliam que ele teria mais chances de unir a direita e conquistar apoio de partidos relevantes, evitando a pulverização de candidaturas. Com Flávio Bolsonaro na disputa, a tendência seria uma fragmentação maior do campo conservador.

Continua depois da publicidade

A escolha do senador já repercutiu no mercado financeiro. O dólar subiu 2,31%, fechando a R$ 5,433, enquanto o Ibovespa caiu 4,31%, encerrando o pregão aos 157 mil pontos. Entre investidores, Tarcísio é visto como o nome mais confiável do campo à direita para 2026.

Com a articulação da anistia no centro da estratégia e o relógio legislativo correndo, Flávio Bolsonaro inicia sua pré-campanha em meio a disputas internas, pressões externas e um cenário eleitoral ainda em aberto.

Continua depois da publicidade
Propaganda
Advertisement