POLÍTICA
Um ministro de Lula ganhou o respeito até da oposição
A oposição menos feroz ao governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) já tem um escolhido como o ministro predileto do atual mandato. Fernando Haddad (PT), ministro da Fazenda se tornou o queridinho de diversos parlamentares de direita e de centro-direita por conta da forma como ele trata o Congresso. A tirar bolsonaristas, praticamente todos os deputados federais e senadores vivem uma espécie de lua de mel com ele.
Haddad já havia sido elogiado por conta da forma como tratou o presidente do Banco Central, mesmo após duras críticas de Lula sobre a taxa de juros. Com o BC decidindo manter a taxa inalterada, o ministro não caiu no jogo fácil de criticar um oponente visível do presidente. “Ele se mostrou inteligente ao tentar parecer um cargo técnico e não ficar fazendo política”, elogiou um nome do Banco.
Agora, quando iniciou o processo da Reforma Tributária e do novo arcabouço fiscal, a relação de Haddad com o parlamento cresceu. O ministro avisou todos os deputados e senadores que a porta de seu gabinete estaria aberta para atender, tanto situação quanto oposição. “Eu fiz um teste e agendei uma reunião. Ele não só me atendeu como ainda ponderou minhas sugestões e foi muito educado”, elogiou um deputado do PL.