Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.
Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

POLÍTICA

Vereador Aiache promove tribuna popular sobre a importância da doação de órgãos

Publicado em

Na sessão desta terça-feira, 2, na Câmara Municipal de Rio Branco, o vereador Aiache realizou uma tribuna popular para tratar da importância da doação de órgãos e da situação atual dos transplantes realizados em todo o Acre.

A atividade contou com a presença da coordenadora do serviço de transplantes da Fundhacre, Valéria Monteiro Aguiar, que apresentou informações sobre o trabalho desenvolvido pela instituição, e da Coordenadora da Central Estadual de Transplantes, Celiane Medeiros.

Continua depois da publicidade

Valéria ressaltou o papel da Fundhacre como referência na região amazônica e destacou os avanços nos procedimentos oferecidos.
“A gente pensa em oportunizar o acesso da nossa população a esse tipo de procedimento. A Fundhacre é o único hospital transplantador do Acre, somos uma referência na região amazônica. Já realizamos quatro modalidades de transplantes: fígado, rim, córnea e, recentemente, tecido ósseo”, explicou.

Em sua fala, Aiache destacou a relevância do tema.
“Falar sobre esse assunto é falar sobre vida, solidariedade e esperança”, disse.

Continua depois da publicidade

Segundo dados apresentados, milhares de brasileiros aguardam diariamente por um transplante que pode representar não apenas a cura, mas também a chance de recomeçar. Homens, mulheres, jovens e crianças lutam contra o tempo, dependendo do gesto solidário de outras pessoas para continuarem suas histórias.

A Central Estadual de Transplantes da Sesacre, em parceria com a Fundhacre, vem realizando um trabalho de excelência na captação de órgãos. Desde o início dos programas, já foram realizados 553 transplantes na Fundhacre, sendo 107 renais, 337 de córnea, 107 hepáticos e dois de tecido musculoesquelético.

O Acre é referência na realização de transplantes na Amazônia, recebendo pacientes de todos os municípios do estado, de outras unidades da federação e até de países vizinhos que não possuem programas de transplantes.

Continua depois da publicidade

“Quero reforçar que conversar com a família sobre a decisão de ser doador é fundamental. Essa simples atitude pode salvar muitas vidas. Que possamos ser multiplicadores dessa causa tão nobre. Doar órgãos é, acima de tudo, um ato de amor ao próximo”, enfatizou Aiache.

Na ocasião, o parlamentar também compartilhou sua experiência pessoal sobre o tema.
“Eu fico muito feliz por chamar a atenção da sociedade para a doação de órgãos. É um assunto muito importante, pois eu perdi uma irmã que estava na fila aguardando um transplante de medula. Sabemos a importância da doação de órgãos”, afirmou, finalizando: “Eu sou doador!”.

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade
Propaganda
Advertisement