POLÍTICA
Vereador Chico Alencar é alvo de ameaça de morte; Câmara do Rio pede que Polícia Civil abra inquérito
A Câmara de Vereadores do Rio de Janeiro enviou um ofício, hoje, ao chefe da Polícia Civil do Rio, onde alerta sobre uma ameaça de morte “certa e determinada” recebida pelo vereador Chico Alencar, do Psol. Pelo Instagram, Chico recebeu de um perfil identificado como Vinícius Melo o seguinte: “Vou mandar matar você. Sei onde você mora”.
O vereador relatou o caso à Procuradoria da Câmara do Rio, que imediatamente decidiu por notificar a Polícia Civil. O TRE-RJ também será avisado sobre a questão, já que Chico é candidato a deputado federal. A Câmara do Rio solicitou a imediata abertura de inquérito policial “a fim de permitir a identificação, a prisão e a responsabilização do(s) envolvido(s)”.
Histórico
Ao avisar sobre a ameaça recebida, Chico fez questão de lembrar que outros casos aconteceram recentemente. Eles começaram após o vereador assumir a posição de relator do processo de cassação de Gabriel Monteiro, ex-PM e youtuber. O perfil que ameaçou Chico tem como descrição o seguinte: “Patriota, Pró Bolsonaro, Sim as armas”.
No ofício enviado à Polícia Civil, a Procuradoria da Câmara cita que o caso pode ser enquadrado como crime de “Abolição violenta do Estado Democrático de Direito”. A pena para quem for condenado a este novo tipo penal é de quatro a oito anos de reclusão.