POLÍTICA
Vereador de São Gonçalo assassinado: polícia não considera crime político como linha de investigação mais forte
O vereador de São Gonçalo Aldecyr Maldonado (PL), conhecido como Cici Maldonado, de 61 anos, foi assassinado a tiros no fim da noite de terça-feira na porta de casa. Ele foi levado para o Pronto-Socorro Central de São Gonçalo, onde chegou morto. No local do crime foram encontrados 15 estojos de munição 9mm. Ainda não se sabe quantos desses disparos foram contra Cici, já que ele usava uma arma do mesmo calibre. Apesar de não descartar a possibilidade de crime político, os investigadores não consideram essa a linha de investigação mais forte para desvendar o caso.
A partir do relato de testemunhas, e pelo conhecimento da região onde o crime aconteceu, a polícia acredita que o vereador pode ter sido morto por traficantes da região. Dois assessores tinham acabado de deixar Cici em casa, no bairro Porto da Madama, em São Gonçalo, quando perceberam a presença de homens armados e acharam se tratar de roubo.
Ao tentarem fugir, os dois teriam sido alvos de disparos dos criminosos. Eles abandonaram o carro e se esconderam em uma residência. Ao saber que os assessores precisavam de ajuda, Cici Maldonado saiu de casa de arma em punho. Houve tiroteio e o vereador acabou sendo baleado na cabeça. A arma que teria sido usada pelo vereador não foi encontrada pelos agentes.
O presidente do PL do Rio e líder do partido na Câmara dos Deputados, Altineu Côrtes (PL), contou que o Cici era muito querido e não tinha inimigos. Segundo ele, apesar da atuação forte do vereador, ele nunca relatou se sentir ameaçado e foi vítima de criminosos da região:
— A informação que temos até agora é que os traficantes que estavam na região arrumaram problema com o assessor que tinha o deixado em casa. Quando ele fez uma manobra, os traficantes ameaçam o motorista com uns tiros e o Cici voltou. Foi quando mataram ele. Ele foi assassinado pelo tráfico de drogas — contou o deputado federal.
A Polícia Militar foi chamada ao local do crime por uma sobrinha do vereador, que estava dentro de casa quando ouviu disparos. Os policiais viram uma poça de sangue no local e foram informados de que o político deu entrada no pronto-socorro, “já em óbito”.
A Delegacia de Homicídios de Niterói, São Gonçalo e Itaboraí (DHNSG) está investigando autoria e a motivação do crime. A perícia foi realizada no local, e testemunhas foram ouvidas. O corpo do parlamentar foi sepultado nesta tarde no cemitério Parque da Paz.
Em nota, a Câmara de Vereadores do município, lamentou a morte do parlamentar.
“É com profundo pesar que a Câmara Municipal de São Gonçalo, vem em nome de todos os vereadores, servidores e assessores da casa se solidarizar com familiares, amigos e eleitores pelo falecimento do vereador Cici Maldonado ocorrido no dia de ontem (7 de novembro de 2023). São Gonçalo perde um grande cidadão, amigo, batalhador, íntegro que cumpriu seus deveres e deixará eterna saudade.
Não temos mais palavras para expressar todos os nossos sentimentos, pedimos a Deus que conforte os corações dos familiares e amigos neste momento de dor. O presidente da Câmara Alécio Breda Dias (Lecinho) em respeito aos familiares e amigos, decreta luto oficial por 3 dias em razão da morte do vereador Cici Maldonado.”