POLÍTICA
Viagem para China adia anúncio de medidas sobre PPPs, diz Fazenda

O Ministério da Fazenda anunciou nesta segunda-feira (10/4) que o anúncio de novas medidas relacionadas às parcerias público-privadas (PPPs), que estava previsto para esta tarde, ficará para depois da viagem da delegação do governo brasileiro para a China.
O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, integrará a comitiva do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) que viajará para o país asiático. O embarque será na terça-feira (11/4) e o retorno da delegação está previsto para domingo (16/4).
Segundo fontes do ministério, o pacote de medidas para estimular as PPPs e concessões já está pronto, mas o ministro optou por adiar o anúncio porque passará a semana fora do país. Ainda não foi anunciada uma nova data para o anúncio das propostas.
Novo marco
As novas regras para PPPs terão o objetivo de destravar projetos de infraestrutura no país, em meio a um cenário desafiador com limitações orçamentárias para investimentos em obras públicas.
Trata-se de uma iniciativa do Ministério da Fazenda para alavancar obras nos estados e municípios, tendo a União como garantidora. Serão priorizadas áreas como mobilidade urbana, saneamento, saúde e educação.
“As PPPs são instrumentos que podem alavancar muito a infraestrutura econômica e social, mas elas têm algumas dificuldades de deslanchar nos entes subnacionais”, disse, no fim de março, o secretário do Tesouro Nacional, Rogério Ceron.
Segundo o secretário, o governo federal “acredita muito” nesse modelo; portanto, a União deverá fornecer garantias para alavancar a atuação privada em estados e municípios, bem como minimizar riscos.


Caminhão da Gazin tomba na BR-364 entre Feijó e Rio Purus; motorista sai ileso

Operação conjunta das forças de segurança prende dupla armada em casa abandonada em Assis Brasil

Disputa entre motociclistas em suposto “racha” termina em colisão com caminhonete em Brasiléia

“Barbie humana”: uma semana após morte, veja o que se sabe sobre caso




