Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.
RIO BRANCO
Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

POLÍTICA

Vice-Governadora Mailza Assis lidera Delegação Acreana na 17ª Semana do Clima em Nova York

Publicado em

Foto: Neto Lucena/Secom

Nova York, EUA – O Acre reafirma sua posição de destaque na agenda internacional sobre mudanças climáticas com a participação de uma delegação liderada pela vice-governadora Mailza Assis na 17ª edição da Semana do Clima, que acontece entre os dias 21 e 27 de setembro em Nova York. Considerado o maior encontro anual sobre o tema, o evento reúne líderes políticos, representantes de povos originários, organizações internacionais, setor privado e sociedade civil de todo o mundo. O estado apresentará seus avanços na preservação da Amazônia, redução de queimadas e inovação tecnológica.

A delegação acreana é composta pela vice-governadora Mailza Assis, o secretário de Meio Ambiente, Leonardo Carvalho, a secretária-adjunta do Meio Ambiente, Renata Silva, a secretária dos Povos Indígenas, Francisca Arara, e a presidente do Instituto de Mudanças Climáticas, Jaksilande de Araújo Lima.

Continua depois da publicidade

Na segunda-feira, 22, o Acre lançará a plataforma Acre Climate, uma ferramenta inédita que permitirá análises espaciais sobre os impactos de inundações e secas em populações vulneráveis, auxiliando gestores e comunidades na preparação para eventos extremos.

A vice-governadora Mailza Assis destacou a importância da participação do Acre no evento: “Estar na Semana do Clima em Nova York é a oportunidade de mostrar ao mundo que o Acre tem trabalhado com seriedade para enfrentar os efeitos das mudanças climáticas. Temos resultados concretos na redução do desmatamento, investimos em inovação, como o projeto Acre Climate, e fortalecemos a bioeconomia e as comunidades que mantêm a floresta em pé”.

Continua depois da publicidade

O secretário de Meio Ambiente, Leonardo Carvalho, ressaltou que o estado chega à Semana do Clima com resultados expressivos: “Neste ano, vamos lançar a Plataforma do Clima no Estado do Acre, que traz informações relevantes para o planejamento das instituições em relação às cheias e secas, e permite que a população saiba, através de simulações, quantas pessoas são atingidas a cada aumento de cota. O Acre está trabalhando intensamente para se antecipar a esses eventos e enfrentar de forma consistente, buscando soluções e diminuindo os impactos para a população. Lá, também teremos a oportunidade de projetar compromissos e objetivos para a COP30”.

Carvalho também enfatizou a importância da participação internacional para consolidar os avanços do Acre: “Durante todo o ano, o Acre tem participado de eventos relevantes, como o GCF Task Force, que nos colocou no centro da agenda climática global. Agora, no caminho da COP30 em Belém, a Semana do Clima é mais uma oportunidade de consolidar as ações ambientais do estado, que têm mostrado resultados expressivos. Este ano, alcançamos uma redução significativa nos focos de queimada, mais de 73% em comparação com o ano passado. Essa vitória é fruto de um esforço conjunto de todas as secretarias do estado, junto aos órgãos federais de fiscalização e proteção ambiental”.

A secretária extraordinária de Povos Indígenas, Francisca Arara, lembrou que o Acre foi pioneiro ao criar, em 2010, o Sistema de Incentivos a Serviços Ambientais (SISA), que embasa o programa jurisdicional de REDD+. “Graças ao Sisa, conseguimos apoiar a gestão territorial e ambiental das 36 terras indígenas, com projetos de segurança alimentar, produção sustentável e formação de agentes ambientais. O programa REDD+ jurisdicional do Acre tem beneficiado mais de 11 mil indígenas”, destacou.

Continua depois da publicidade

O Acre foi o primeiro estado do planeta a adotar um programa jurisdicional de REDD+ e créditos de carbono, modelo hoje reconhecido internacionalmente, e o primeiro estado brasileiro a aderir à coalizão LEAF. Recentemente, o governo oficializou por decreto que 72% dos recursos climáticos serão destinados diretamente para quem protege a floresta.

Ao participar da Semana do Clima, o Acre reforça sua imagem de estado amazônico inovador, que alia conservação, justiça climática e desenvolvimento sustentável. O evento acontece em paralelo à Assembleia Geral da ONU e terá mais de 900 atividades, sob o lema “Power On”, que simboliza o chamado global para acelerar a ação climática.

Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Propaganda
Advertisement