POLÍTICA
Votação de vetos à LDO em Rio Branco é adiada para quarta-feira após suspensão da sessão

A sessão deliberativa da Câmara Municipal de Rio Branco foi suspensa nesta terça-feira, 11, e a votação dos vetos à Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) foi remarcada para quarta-feira, 12. A decisão foi anunciada pelo presidente da Câmara, vereador Joabe Lira (União Brasil).
Segundo Lira, a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) está analisando os vetos em uma reunião a portas fechadas, com a participação dos membros do colegiado e representantes do Executivo municipal. O objetivo é ajustar os pontos divergentes entre o Legislativo e o Executivo.
“Os vetos já estão sendo analisados. O Executivo esteve aqui, o secretário Rennan Biths também compareceu para discutir e ajustar o que foi encaminhado à Câmara. A sessão está suspensa e acredito que amanhã nós vamos votar os vetos, então a votação deve acontecer na quarta-feira”, explicou o presidente da Câmara.
O presidente da CCJ, vereador José Aiache (PP), afirmou que os ajustes nos vetos estão sendo realizados em conjunto com a Prefeitura. O objetivo é garantir que as emendas propostas pelos vereadores sejam alocadas corretamente, seja na LDO ou na Lei Orçamentária Anual (LOA).
Questionado sobre uma possível interferência da Prefeitura no trabalho dos vereadores, Aiache negou. “Não há interferência. O que acontece é que algumas emendas são exclusivas da LOA, a Lei Orçamentária Anual, e outras são da LDO. Estamos apenas fazendo essa divisão técnica”, explicou.
De acordo com o presidente da CCJ, cerca de 33 projetos de lei e 60 emendas estão em análise. A expectativa é que a votação dos vetos à LDO ocorra na sessão de quarta-feira, após a conclusão dos trabalhos da CCJ.









