RIO BRANCO
Acre amanhece com 4 vagas de UTI disponíveis, com abertura de novas vagas durante a madrugada
Nesta terça-feira (9), o painel de monitoramento de leitos da Secretaria de Estado de Saúde do Acre revela que atualmente existem 4 leitos de Unidade de Terapia Intensiva disponíveis no estado, todos localizados em Rio Branco.
Dos 27 leitos de UTI no Pronto-Socorro da capital, um está livre para uso. Já na Fundação Hospital do Acre (FUNDHACRE), dos 18 leitos disponíveis, três estão desocupados. Por outro lado, tanto o Hospital Santa Juliana, com 20 leitos, quanto o Hospital Regional do Juruá, com 10 leitos, encontram-se com ocupação máxima.
Em comunicado emitido na segunda-feira (8), a SESACRE ressaltou que a taxa de ocupação de leitos é um indicador dinâmico e sujeito a alta rotatividade. A Secretaria implementou novos fluxos no Pronto-Socorro para melhorar o atendimento aos pacientes, incluindo a abertura da Sala Vermelha e o fortalecimento da Sala de Cuidados Intermediários (SEC).
A nota divulgada também destaca que a taxa de disponibilidade de leitos no estado é de 1,7 por 100 mil habitantes. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), recomenda-se a disponibilidade de 1 a 3 leitos de UTI para cada 10 mil habitantes. Esses dados indicam que o número de leitos disponíveis no Acre está alinhado com as diretrizes da OMS.
Confira a nota completa:
Nota sobre a taxa de ocupação de leitos de UTI no Estado do Acre
A taxa de ocupação de leitos de UTI é um indicador dinâmico e crucial na gestão da saúde pública. Reconhecendo a alta rotatividade de leitos, o Estado do Acre implementou novos fluxos no pronto-socorro para otimizar o atendimento aos pacientes. Entre as medidas adotadas, destaca-se a abertura da Sala Vermelha e o fortalecimento da Sala de Cuidados Intermediários (SEC).
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), recomenda-se a disponibilidade de 1 a 3 leitos de UTI para cada 10 mil habitantes. Atualmente, o Acre dispõe de 146 leitos de UTI, distribuídos entre UTI Adulto, Pediátrica e Neonatal, resultando em uma média de 1,7 leitos por 10 mil habitantes. Este número está em conformidade com as diretrizes da OMS, mas ainda buscamos aprimorar a capacidade de atendimento.
Para melhorar ainda mais a oferta de leitos de UTI, o estado está adotando novas estratégias. Um exemplo é a reforma da UTI da Fundação Hospitalar, cuja conclusão está prevista para o final deste mês, o que resultará na entrega de mais 10 leitos de UTI.
Além disso, garantimos que todo paciente que chega ao Hospital de Urgência e Emergência de Rio Branco (HUERB) e apresenta critérios de gravidade, necessitando de admissão em UTI, recebe todos os cuidados necessários na SEC até que seja possível a transferência para a Unidade de Terapia Intensiva.
Essas ações demonstram o compromisso do governo do estado em oferecer um atendimento de saúde de alta qualidade, garantindo que todos os cidadãos recebam os cuidados necessários de maneira eficiente e tempestiva.
Secretaria de Estado de Saúde do Acre