RIO BRANCO
Acre apresenta a terceira maior taxa de pobreza do Brasil, aponta ranking nacional

Rio Branco, AC – 21 de novembro de 2025 – Um levantamento recente revelou que o Acre enfrenta um grande desafio no combate à pobreza. O estado ocupa a 25ª posição no Ranking de Competitividade dos Estados 2025, elaborado pelo Centro de Liderança Pública (CLP), no indicador que mede a proporção de famílias vivendo abaixo da linha da pobreza.
De acordo com os dados, 6,80% dos domicílios acreanos possuem renda per capita inferior ao valor definido pelo Governo Federal como linha da pobreza. Esse percentual coloca o Acre como o terceiro estado com a maior taxa de pobreza do país, superando a maioria das unidades federativas.
O Acre fica à frente apenas do Ceará, com 7,04%, e do Maranhão, que registra o maior percentual do país, com 8,54%. Na outra ponta do ranking, os melhores desempenhos são de Santa Catarina, líder com apenas 1,65% de domicílios abaixo da linha da pobreza, seguida do Rio Grande do Sul (1,74%) e Mato Grosso do Sul (1,79%).
O indicador Famílias Abaixo da Linha da Pobreza, que compõe o pilar de Sustentabilidade Social do Ranking de Competitividade, utiliza como referência a linha de pobreza estabelecida pelo Governo Federal. Desde 2023, conforme o Decreto nº 11.566, são consideradas em situação de pobreza as famílias com renda per capita mensal de até R$ 218.
Os dados revelam a necessidade de ações mais efetivas para reduzir a pobreza no Acre, com políticas públicas que promovam a geração de emprego e renda, o acesso à educação e à saúde, e a inclusão social. O desafio é grande, mas com planejamento e investimentos estratégicos, o estado pode superar essa difícil realidade e garantir um futuro mais justo e igualitário para todos os acreanos.










