Pesquisar
Close this search box.
RIO BRANCO
Pesquisar
Close this search box.

RIO BRANCO

Acre apresenta aumento significativo de casos de dengue em 2024

Publicado em

O estado do Acre já registra mais de 30 casos de dengue confirmados em 2024, de acordo com o Painel de Monitoramento das Arboviroses do Ministério da Saúde. Os dados atualizados revelam que, na primeira semana epidemiológica do ano, que compreende o período de 31 de dezembro de 2023 a 6 de janeiro deste ano, foram confirmados 32 casos da doença em seis dos 22 municípios acreanos. Felizmente, nenhum óbito relacionado ao vírus foi registrado até o momento.

Alguns municípios apresentaram números superiores aos registrados no mesmo período de 2023. Por exemplo, Bujari, que não teve casos reportados na primeira semana de 2023, registrou um caso em 2024. Plácido de Castro teve um caso na primeira semana do ano passado e sete neste ano, enquanto o município de Porto Acre notificou um caso em 2023 e nove neste período.

Segundo boletim divulgado pelo governo com dados do Departamento de Vigilância em Saúde (DVS) da Sesacre, foram notificadas 367 ocorrências de dengue na primeira semana de 2024, entre os dias 1º e 7 de janeiro.

Continua depois da publicidade

A cidade de Rio Branco concentra a maior parte dos registros, com 32,3% do total de notificações, seguida por Feijó, com 10,5% dos casos. Por outro lado, Bujari apresentou a menor taxa do estado até o momento, com apenas duas notificações de dengue na primeira semana de janeiro.

Em resposta a essa situação preocupante, o governo do Acre emitiu o decreto nº 11.396, estabelecendo a situação de anormalidade e implementando medidas para intensificar o combate à dengue em todo o estado. Este decreto tem validade mínima de 90 dias e visa a planejar, alinhar e reforçar as ações preventivas e de controle da doença.

Propaganda
Advertisement
plugins premium WordPress