RIO BRANCO
Acre capacita Servidores da Segurança Pública com curso da SWAT nos EUA

Brasília, DF – O Governo do Acre, em parceria com o Governo Federal, está investindo na capacitação de seus servidores da área de Segurança Pública. Um grupo de 102 profissionais das polícias Militar, Civil e Penal, além do Corpo de Bombeiros, está em Brasília para concluir o processo de obtenção de vistos para os Estados Unidos, onde participarão de um curso da Special Weapons And Tactics (SWAT).
A iniciativa é viabilizada pela Secretaria de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), com apoio da Representação do Governo do Acre em Brasília (Repac). Os recursos são provenientes de uma emenda parlamentar do deputado federal Coronel Ulysses.
O secretário adjunto da Sejusp, Evandro Bezerra, ressaltou a importância da parceria: “O governo do Estado, preocupado com a capacitação dos nossos servidores, abraçou essa emenda do deputado Ulysses, que empenhou esses recursos junto à secretaria.”
O treinamento da SWAT é reconhecido internacionalmente e proporcionará aos servidores acreanos a oportunidade de trocar experiências com profissionais de alto padrão. A expectativa é que o curso traga impactos positivos para a segurança pública do estado.
“Essa é uma experiência não só profissional, mas uma experiência de vida que eles trarão, e quem ganhará com isso é a sociedade, que terá um profissional mais capacitado, motivado para fazer uma entrega de segurança pública que o nosso cidadão precisa”, afirmou Evandro Bezerra.
Mais recursos
O deputado Ulysses garantiu que destinará mais recursos para a capacitação dos servidores no próximo ano. Segundo ele, o objetivo é “melhorar a qualidade do treinamento desses policiais, para que possam prestar um serviço de melhor qualidade para a sociedade”.
Participantes do curso destacaram a importância da oportunidade. O coronel da Polícia Militar Assis dos Santos afirmou que “os servidores terão a possibilidade de trocar experiência com profissionais de alto padrão e essa é uma oportunidade única que o Estado do Acre está proporcionando”.
A investigadora da Polícia Civil Priscila Paiva, que também é piloto de helicóptero, acredita que o treinamento potencializará sua ação como policial e piloto, especialmente em missões em regiões de selva.
