Search
Close this search box.
RIO BRANCO
Search
Close this search box.

RIO BRANCO

Acre deve iniciar aplicação da vacina contra a dengue em fevereiro; Confira os municípios que receberão as doses

Publicado em

No Acre, a previsão para a chegada das doses de vacina contra a dengue é em fevereiro. De acordo com o Ministério da Saúde, 11 municípios realizarão as aplicações, são eles:
Rio Branco, Senador Guiomard, Capixaba, Sena Madureira, Plácido de Castro, Manoel Urbano, Porto Acre, Acrelândia, Bujari, Santa Rosa do Purus e Jordão.

Segundo o MS, foi necessário definir um público-alvo e as regiões prioritárias para a imunização, com isso as regiões selecionadas atendem a três critérios: são formadas por municípios de grande porte, ou seja, mais de 100 mil habitantes, com alta transmissão de dengue registrada em 2023 e 2024, e com maior predominância do sorotipo DENV-2.

No Brasil, a primeira remessa, com 1,32 milhão de doses, chegou no último sábado, 20. Outra remessa, com mais de 568 mil doses, está prevista para chegar em fevereiro.

Continua depois da publicidade

O público alvo são crianças e adolescentes entre 10 e 14 anos, faixa etária que concentra maior número de hospitalização por dengue – 16,4 mil de janeiro de 2019 a novembro de 2023. Posteriormente quem deve receber as aplicações são os idosos, no entanto, a vacina não foi autorizada pela Anvisa.

Propaganda
Advertisement