Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.
Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

RIO BRANCO

Acre é o estado com maior “fuga de médicos” no Norte, diz Folha: “Preocupante”

Publicado em

Foto: reprodução

Os médicos recém-formados têm buscado a região Sul e Sudeste do Brasil para iniciar a vida profissional, ao contrário do que previa a interiorização e expansão dos cursos de medicina no país. No Acre, a média de médicos é de 1,41 por mil habitantes dos formados entre de 2018 e 2021. A média do Brasil é de 2,74 médicos por mil habitantes.

Os estados da região Norte do país são os que mais registram “fuga de médicos” para outras regiões, mesmo com a ampliação dos cursos de medicina, intensificados a partir de 2013 com a lei do Mais Médicos, com o argumento de abertura de escolas médicas em regiões menos assistidas para que conseguissem reter os profissionais nesses locais.

Continua depois da publicidade

Os dados do Conselho Federal de Medicina (CFM) apontam que o Acre é o estado com maior fuga de médicos, segundo a Folha de São Paulo, de 240 alunos que se formaram em medicina entre 2018 e 2021, 62,9%, equivalente a 151 formados, foram para outros estados fazer seu primeiro registro médico para começar a atuar na profissão.

Na região Norte, a proporção de médicos é a menor do país, com apenas 1,45 por mil habitantes, com 5.578 profissionais. A maior é no Sudeste do Brasil, com 3,39 por mil habitantes, sendo 33.386 profissionais.

Continua depois da publicidade

Entidades médicas

Segundo a Folha, as entidades médicas temem que uma disputa bilionária entre grupos educacionais possa aumentar a concentração desses profissionais nas regiões Sul e Sudeste. Um levantamento feito pelo CFM identificou que os estados com menor proporção de médicos têm uma alta migração de recém-formados.

Continua depois da publicidade
Propaganda
Advertisement