Pesquisar
Close this search box.
RIO BRANCO
Pesquisar
Close this search box.

RIO BRANCO

Acre em Crise: Fumaça atinge níveis “Perigosos” e Governo avalia suspensão das aulas

Publicado em

A qualidade do ar em Rio Branco, capital do Acre, atingiu níveis alarmantes na manhã desta sexta-feira, 20, levando o governador Gladson Cameli (PP) a considerar a suspensão das aulas na rede pública estadual. A decisão será tomada após uma reunião do gabinete de crise, que se encontra reunido para avaliar a situação.

“A saúde dos nossos estudantes é prioridade, e não podemos colocá-la em risco em meio à crise climática que estamos enfrentando”, afirmou o governador. “Com a piora das secas e queimadas, estamos tomando todas as medidas necessárias para proteger a vida das pessoas.”

De acordo com a plataforma IQAir, que monitora o Índice de Qualidade do Ar (IQA), os níveis de poluição em Rio Branco estão classificados como “perigosos”. O IQA atingiu 809, com a concentração de partículas finas (PM2.5) chegando a 480,7 µg/m³, muito acima do limite seguro de 5 µg/m³ recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

Continua depois da publicidade

A situação também afetou as operações aéreas no estado. “A informação que eu tenho é que não está decolando nem pousando nada”, disse Cameli, referindo-se aos voos para o interior do Acre.

A suspensão das aulas e a interrupção dos voos são medidas emergenciais tomadas para proteger a população dos efeitos da fumaça e da poluição do ar. O governo do Acre está monitorando a situação de perto e continuará a tomar medidas necessárias para garantir a segurança dos cidadãos.

Propaganda
Advertisement