Search
Close this search box.
RIO BRANCO

RIO BRANCO

Acre: Empresas de transporte escolar exigem pagamentos em dia e anunciam paralisação

Publicado em

A situação do transporte escolar no Estado do Acre encontra-se em um impasse, pois duas empresas prestadoras desse serviço notificaram a Secretaria de Estado de Educação (SEE) sobre a paralisação de suas atividades a partir desta sexta-feira, 12, devido a atrasos nos pagamentos.

O Sindicato em Transporte de Passageiros e Cargas do Estado do Acre (SINTTPAC) comunicou, por meio de um ofício assinado pelo presidente Antônio de Oliveira Neto, que os funcionários das empresas Tec News e Monteiro Soares optaram por uma paralisação por tempo indeterminado, devido ao atraso nos repasses referentes ao mês de março de 2024.

Mauricélio Freire, diretor do sindicato, ressaltou que os atrasos nos repasses da Secretaria de Educação não são novidade, afirmando que além dos salários, os trabalhadores também têm retroativos atrasados referentes ao ano de 2022.t

Continua depois da publicidade

“Estaríamos com essa situação desde setembro de 2022. É uma enrolação que já dura dois anos”, explicou Freire.

Em resposta, a assessoria da Secretaria de Educação informou que os pagamentos às empresas de serviços terceirizados estão dentro do prazo legal e que é responsabilidade dessas empresas efetuarem o pagamento de seus funcionários de forma independente dos repasses da secretaria.

A SEE também informou que entrou em contato com as empresas em questão e foi informada de que a empresa Monteiro Soares já está regularizando o pagamento dos funcionários e aguardando informações sobre a empresa Tec News.

Além disso, foi informado que as empresas apresentaram a documentação necessária referente ao mês de março e que o processo está em tramitação interna.

A paralisação das empresas de transporte escolar gera preocupação, pois afeta diretamente o acesso dos alunos às escolas. É fundamental que o governo e as empresas encontrem uma solução para esse impasse visando a regularização dos pagamentos e a retomada dos serviços de transporte escolar o mais breve possível.

Propaganda
Advertisement