Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.
RIO BRANCO
Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

RIO BRANCO

Acre está entre os estados com menor cobertura vacinal para várias doenças

Publicado em

Reprodução/PMCZS

Além de uma baixa cobertura vacinal contra a Covid-19, o Acre também está entre os estados do Brasil que menos imunizam pessoas contra outras enfermidades imunopreveníveis, segundo dados do DataSUS.

Enquanto Santa Catarina — que aparece em primeiro lugar no ranking nacional — teve uma cobertura vacinal geral de 71,7% no ano passado, o Amapá amarga a última colocação, com apenas 44,16%, ou seja, menos da metade do público-alvo. São 27 pontos percentuais de diferença. A média brasileira foi de 59,85% das pessoas vacinadas.

Continua depois da publicidade

Dentre os cinco primeiros estados com maior cobertura vacinal em 2021, dois são da região Sudeste (Espírito Santo e Minas Gerais) e dois da Sul (Santa Catarina e Paraná) e um da Norte (Tocantins). Em contrapartida, na outra extremidade, dentre os cinco últimos colocados, quatro são da região Norte (Acre, Pará, Roraima e Amapá), além do Rio de Janeiro, do Sudeste, que ficou na penúltima colocação.

O Programa Nacional de Imunizações (PNI) oferece gratuitamente via Sistema Único de Saúde (SUS) 18 vacinas para diferentes doenças. E a população beneficiada é ampla, vai desde bebês até idosos, de acordo com a indicação do público mais vulnerável a determinada doença.

Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Propaganda
Advertisement