Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.
Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

RIO BRANCO

Acre está perdendo representatividade no PIB nacional, diz levantamento

Publicado em

Um estudo realizado pela consultoria MB Associados a partir de dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), divulgado nesta terça-feira (3), mostra o avanço do Produto Interno Bruto (PIB) nos estados brasileiros durante a pandemia da covid-19.

Mato Grosso do Sul, Tocantins, Goiás, Pará e Espírito Santo devem acumular expansão entre 3,9% e 4,9% no período de 2020 a 2022.

Continua depois da publicidade

O crescimento dessas unidades é superior ao estimado para o PIB nacional no mesmo período, de apenas 0,5%, segundo a consultoria. “São estados que têm uma base forte de commodities como soja, minério de ferro e celulose”, diz o economista-chefe da consultoria, Sergio Vale, em entrevista ao site Gazeta do Povo.

De acordo com a reportagem, “Alagoas, Acre, Ceará e Bahia estão perdendo representatividade no PIB nacional”.

Continua depois da publicidade

“Regiões que dependeram muito de auxílios públicos concedidos durante a pandemia. E com o fim do auxílio e o aumento da inflação, o consumo tende a ficar mais deprimido”, finalizou.

O estudo aponta que 4 Estados devem ter taxas negativas em 2022: Acre (-0,3%), Amazonas (-0,2%), Bahia (-0,2%) e Amapá (-0,1%).

Continua depois da publicidade
Propaganda
Advertisement