RIO BRANCO
Acre fica em 24º lugar em ranking nacional de desnutrição infantil, com 2,91% de magreza acentuada

RIO BRASIL (AC) — O Acre ocupa a 24ª posição entre os estados brasileiros no ranking de menores índices de desnutrição infantil, conforme dados do Censo 2022 analisados pelo Ranking de Competitividade dos Estados. O levantamento considera o percentual de crianças de 0 a 5 anos com “magreza acentuada” — classificação aplicada quando o índice de massa corporal (peso/estatura) fica abaixo do percentil 0,1.
De acordo com o estudo, 2,91% das crianças acreanas nessa faixa etária se enquadram no quadro. O estado fica à frente apenas de Sergipe, Bahia e Maranhão, que registram os piores índices do país, chegando a 5,10% de magreza acentuada entre as crianças.
Importante destacar que o indicador de desnutrição é apenas um dos 100 critérios utilizados pelo ranking para avaliar o desempenho das unidades federativas. Por isso, especialistas alertam para a necessidade de uma análise transversal, levando em conta diferentes métricas sociais e econômicas que impactam diretamente a saúde infantil.
O levantamento também esclarece que estados empatados no ranking apresentam o mesmo percentual de casos, com ajustes para refletir as variações populacionais apuradas pelo Censo 2022.










