TARAUACÁ – O governador do Acre, Gladson Cameli, e a vice-governadora Mailza Assis lançaram nesta sexta-feira (20) a ampliação dos serviços aeromédicos do Estado com a entrega de uma nova aeronave do Corpo de Bombeiros Militar do Acre (CBMAC), no aeroporto de Tarauacá. O Cessna Grand Caravan EX foi recebido com o tradicional “batismo” feito por caminhões-tanque da corporação, sinalizando o início oficial de suas operações.
O investimento total do projeto chega a R$ 32 milhões. Dos recursos, 80% provêm do Ministério Público do Trabalho, com apoio do Tribunal Regional do Trabalho de Rondônia, enquanto os 20% restantes são da Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre), com participação do CBMAC e da Procuradoria-Geral do Estado na viabilização da iniciativa.
“Dez minutos salvam vidas”
Durante a solenidade, o governador destacou que a estrutura moderna permitirá reduzir tempos de deslocamento de pacientes entre o interior e a capital, minimizando riscos em casos críticos. “Essa é uma aeronave nova, direto da fábrica, equipada com UTI no ar e todos os instrumentos necessários para remover pacientes com agilidade, evitando óbitos. O que importa é que quem precisar terá atendimento rápido, porque vida é tudo”, afirmou Gladson Cameli, que também ressaltou o trabalho do comandante-geral do CBMAC, coronel Charles.
Além do transporte aeromédico, o avião poderá ser utilizado em operações de emergência como sinistros e enchentes, para deslocamento de tropas e apoio logístico às forças de segurança e resgate.
A vice-governadora Mailza Assis enfatizou a importância da aquisição para populações de regiões distantes da capital. “Viajar por estrada doente não é fácil, especialmente considerando as distâncias e as condições das vias. Essa aeronave é extraordinária para salvar vidas e garantir mais eficiência ao serviço de saúde”, declarou.
Primeiro paciente já foi transferido
A aeronave já cumpriu sua primeira missão: um homem de 36 anos, internado há cinco dias no Hospital Sansão Gomes, em Tarauacá, com hemorragia intestinal, foi transferido para Rio Branco. O governador e a vice-governadora acompanharam o embarque.
“Hoje é o primeiro paciente transportado por essa importante aquisição. Já enfrentamos muita dificuldade com o transporte anteriormente. Agora temos uma UTI aérea adequadamente equipada para levar qualquer paciente do interior para a capital”, explicou Carlos Tadeu, diretor da unidade hospitalar.
O prefeito de Tarauacá, Rodrigo Damasceno, destacou o ganho para toda a região. “Estamos a 440 km de Rio Branco. Um aeromédico como esse reduz distância e tempo, o que significa salvar vidas. Em casos de alagação ou outras adversidades, teremos o apoio pronto do Corpo de Bombeiros”, afirmou.
Equipamentos e capacidade
O Cessna Grand Caravan EX conta com kit aeromédico completo, incluindo bomba de infusão, monitor cardíaco, desfibrilador, incubadora neonatal e ventilador pulmonar. A estrutura permite o transporte de pacientes em estado grave com suporte avançado de vida durante todo o percurso.
Com a nova aeronave, o governo estadual pretende ampliar de forma significativa a capacidade de resposta em emergências médicas, operações de salvamento e apoio logístico em todo o Acre, especialmente em municípios de difícil acesso por terra.










