Search
Close this search box.
RIO BRANCO

RIO BRANCO

Acre lidera como o estado com maior demanda por creches no Brasil, aponta pesquisa

Publicado em

O Acre se destaca como o estado com a maior demanda por creches no Brasil, de acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgados pela organização Todos pela Educação (TPE). O estado apresenta um percentual alarmante de 48% de demanda por creches.

Outros estados também enfrentam altos índices de demanda, como Roraima (38%), Pará (35%) e Piauí (33%). Em termos absolutos, São Paulo lidera com 267 mil crianças sem acesso a creches, seguido por Minas Gerais (217 mil), Pará (205 mil), Bahia (204 mil) e Maranhão (137 mil).

O estudo revela que o acesso a creches é particularmente desafiador para as famílias mais pobres. Entre os 20% mais pobres do Brasil, 28% desejam, mas não conseguem acesso às creches, contrastando com apenas 7% dos 20% mais ricos que enfrentam a mesma situação.

Continua depois da publicidade

Atualmente, no Brasil, 4,7 milhões de crianças frequentam creches, o que corresponde a 40% do total de crianças de até 3 anos. Cerca de 40% não frequentam por escolha dos pais ou outros motivos, como falta de recursos para transporte e material (0,5%), escolas não adaptadas para crianças com deficiência (0,2%) e problemas de saúde permanentes da criança (0,6%).

Aproximadamente 2,3 milhões de crianças, ou 20% do total, cujas famílias desejam o serviço, não conseguem acesso. Gabriel Corrêa, diretor de Políticas Públicas do TPE, destaca a situação preocupante: “Mais de 2 milhões de crianças estão fora das creches no Brasil porque não há creches próximas, há falta de vagas ou as creches não aceitam crianças devido à idade, com algumas unidades aceitando apenas crianças a partir dos dois anos”.

A pesquisa aponta que a principal razão para a falta de acesso é a idade mínima exigida pelas instituições, seguida pela falta de vagas e pela distância das escolas.

Propaganda
Advertisement