RIO BRANCO
Acre monitora casos suspeitos de sarampo; nenhum caso confirmado

A Secretaria de Estado de Saúde do Acre (Sesacre) divulgou na sexta-feira (19) um boletim atualizado sobre os casos suspeitos de sarampo no estado. Até o momento, foram notificados 17 casos, dos quais 11 já foram descartados e 6 permanecem em investigação. É importante destacar que nenhum caso de sarampo foi confirmado no Acre.
A distribuição dos casos notificados é a seguinte:
-Descartados:
-Porto Acre: 2 casos
-Feijó: 1 caso
-Sena Madureira: 2 casos
-Cruzeiro do Sul: 2 casos
-Epitaciolândia: 1 caso
-Assis Brasil: 1 caso
-Brasiléia: 1 caso
-Cobija (Bolívia): 1 caso (notificado em Rio Branco)
-Em Investigação:
-Epitaciolândia: 1 caso
-Assis Brasil: 1 caso
-Rio Branco: 2 casos
-Brasiléia: 2 casos
A Sesacre reforça a importância da vigilância epidemiológica e mantém o monitoramento ativo de todos os casos suspeitos, seguindo os protocolos do Ministério da Saúde. O sarampo é uma doença altamente contagiosa, mas totalmente prevenível por meio da vacinação.
A Sesacre apela para que a população procure as unidades de saúde para atualizar sua caderneta de vacinação, especialmente crianças. A imunização é a forma mais eficaz de prevenir a doença.
Diante do risco de reintrodução do sarampo no Acre, o governador Gladson Cameli decretou estado de emergência em saúde pública no estado, com validade de 90 dias. Essa medida visa fortalecer as ações de prevenção e controle da doença, garantindo recursos e agilidade nas ações de saúde pública. A população deve manter-se atenta às orientações da Sesacre e colaborar com as medidas de prevenção.
