RIO BRANCO
Acre monitora oito casos suspeitos de sarampo, mantendo vigilância epidemiológica

O Acre mantém vigilância epidemiológica em relação ao sarampo, apesar da ausência de casos confirmados desde 2000. Um novo boletim da Secretaria de Estado de Saúde do Acre (Sesacre), divulgado em 25 de julho, contabiliza 28 notificações, das quais 20 foram descartadas e 8 permanecem sob investigação. A preocupação se justifica pelo aumento de casos em países vizinhos, principalmente na Bolívia.
A distribuição das notificações e investigações entre os municípios acreanos é a seguinte:
Município descartados investigação
Acrelândia 11
Porto Acre 21
Feijó 10
Sena Madureira 20
Cruzeiro do Sul 31
Epitaciolândia 2 0
Assis Brasil 20
Rio Branco 33
Brasiléia 32
Cobija (Bolívia) 10
Embora as investigações estejam em andamento, as autoridades de saúde reforçam a ausência de casos confirmados de sarampo no Acre nos últimos 25 anos.
A situação na Bolívia, entretanto, é motivo de preocupação. O país registra 161 casos confirmados de sarampo, com mais 1.302 em investigação e 1.141 descartados, concentrando-se principalmente em Santa Cruz de La Sierra.
A Sesacre recomenda à população a atualização da caderneta de vacinação, especialmente quanto à vacina tríplice viral (contra sarampo, caxumba e rubéola), como medida preventiva crucial. A vigilância contínua e a conscientização da população são fundamentais para a prevenção e o controle da doença no estado.
