RIO BRANCO
Acre reforça sistema prisional com posse de 68 novos servidores no Iapen

Na manhã desta quarta-feira (20), o Governo do Acre realizou a cerimônia de posse de 68 novos servidores administrativos do Instituto de Administração Penitenciária (Iapen). O evento, que ocorreu no auditório do Detran em Rio Branco, contou com a presença de autoridades, familiares e dos aprovados no concurso público.
A vice-governadora Mailza Assis (Progressistas) enfatizou a importância da iniciativa para fortalecer o sistema prisional do estado e reiterou o compromisso do governo em reduzir as fragilidades do setor.
“Essa contratação dos agentes administrativos é um passo importante para organizar o sistema, dar assistência à população carcerária e, consequentemente, mitigar os problemas que estamos enfrentando”, declarou Mailza. Ela também mencionou a expectativa para a futura contratação de policiais penais, após a homologação do concurso e organização do processo.
A vice-governadora também comentou sobre o crescimento de sua popularidade nas últimas pesquisas, nas quais figura em 3º lugar para a disputa do Palácio Rio Branco. “A pesquisa é uma ferramenta importante para entender o cenário de opinião da população. Esse crescimento me deixa muito feliz e agradeço a confiança depositada em meu trabalho, que pretendo retribuir com ainda mais gestão para o nosso estado”, afirmou.
O diretor-presidente do Iapen, Marcos Frank, ressaltou que os novos servidores desempenharão funções estratégicas na execução da pena. “Temos 68 novos servidores, incluindo técnicos administrativos, psicólogos e assistentes sociais, que vão atuar nas atividades relacionadas à execução penal e em conformidade com os dispositivos legais”, destacou.
Entre os empossados, Caroline Max, de 24 anos, expressou sua emoção ao conquistar o primeiro concurso efetivo para atuar como psicóloga no Iapen. “Estou muito feliz. Quando fiz a prova, ainda era estudante e não sabia se conseguiria assumir, mas tudo se alinhou. É uma realização não só minha, mas também da minha família, principalmente dos meus pais. Vou trabalhar como psicóloga dentro do Iapen”, relatou emocionada.
