Rio Branco (AC) – O estado do Acre registrou 4,6 mil ocorrências na rede elétrica provocadas por descargas atmosféricas em 2025, ultrapassando em mais de 800 casos o total de 2024, quando foram contadas 3,7 mil ocorrências. Os dados, fornecidos pela Energisa Acre, mostram que o aumento na incidência de raios impactou quase 220 mil clientes no estado, contra 210,5 mil no ano anterior.
A rede elétrica, majoritariamente instalada em ambiente aéreo, fica especialmente exposta a fenômenos naturais durante o período chuvoso, quando tempestades se intensificam, trazendo também riscos de ventos fortes e objetos arremessados que podem danificar infraestrutura.
Empresa investe em manutenção e modernização
Para minimizar os impactos, a Energisa Acre mantém um plano anual de manutenção preventiva, com ações como inspeção de estruturas, manejo de vegetação, podas técnicas e capacitação de equipes. O coordenador do Centro de Operações da empresa, Jhony Poças, destaca que as iniciativas são essenciais diante do aumento da severidade dos eventos climáticos.
“Trabalhamos de forma preventiva ao longo de todo o ano, com manutenção contínua e equipes preparadas, para reduzir os impactos das tempestades e garantir mais segurança e agilidade no atendimento aos clientes. Desde que a Energisa chegou ao Acre, foram realizados importantes investimentos na rede, mas a região vem sendo impactada por eventos climáticos cada vez mais intensos”, afirma Poças.
Além das medidas preventivas, a distribuidora conta com um plano de contingência específico para períodos de tempestades, que mobiliza diversas áreas da empresa com reforço operacional, apoio logístico, suporte de TI, equipes adicionais em campo e disponibilização de grupos geradores quando necessário.
Até o fim de 2025, a Energisa Acre aplicou R$ 2,4 bilhões em melhorias na infraestrutura, construção de novas subestações, modernização de equipamentos e adoção de tecnologias que permitem o religamento automático de trechos da rede, agilizando o restabelecimento da energia.
Dicas de segurança para período chuvoso
A empresa reforça orientações para a população durante tempestades:
-Não se abrigue debaixo de árvores;
-Evite rios, lagos ou piscinas enquanto houver trovoadas;
-Procure abrigo em casas ou veículos, fechando portas e janelas;
-Se não houver abrigo, permaneça agachado e evite movimentação;
-Afaste-se de cercas metálicas, redes telefônicas e elétricas;
-Não utilize chuveiro elétrico nem aparelhos conectados às tomadas;
-Não use celular enquanto ele estiver carregando;
-Providencie o aterramento da rede elétrica do imóvel;
-Não toque em fios caídos nem em objetos que os encontrem;
-Evite estruturas armadas como tendas, que podem atingir cabos.
Para registrar ocorrências, os clientes podem utilizar o aplicativo Energisa On, a Agência Digital no site energisa.com.br, o WhatsApp (68) 99233-0341, a assistente virtual Gisa ou o telefone 0800 647 7196.









