Rio Branco (AC) – 11 de fevereiro de 2026 – O Acre apresenta uma tendência positiva na segurança pública, com redução de 33% nos registros de Mortes Violentas Intencionais (MVIs) no mês de janeiro deste ano, em comparação com o mesmo período de 2025. Os dados foram divulgados nesta quarta-feira pela Diretoria do Observatório da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), que analisou informações de 1º de janeiro a 10 de fevereiro dos dois anos.
Na capital acreana, a queda foi ainda mais significativa: 36,36% no número de ocorrências. Em 2025, foram contabilizados 11 casos no período analisado, enquanto em 2026 o número caiu para 7. A taxa de MVIs por 100 mil habitantes na cidade também registrou redução expressiva, passando de 2,83 para 1,80 – uma diminuição de 36,44%, conforme os dados consolidados pelo observatório.
No cenário estadual, a retração da violência letal é confirmada em todos os indicadores. Além da queda de um terço nas ocorrências em janeiro, a taxa de mortes violentas por 100 mil habitantes no Acre também apresentou queda relevante, reforçando o movimento de diminuição dos índices criminais no estado.









