RIO BRANCO
Acre registrou mais de 3.500 casos de câncer em homens nos últimos dez anos
O Acre registrou 3.352 casos de câncer em homens nos últimos dez anos, a informação foi repassada pela Secretaria de Estado de Saúde do Acre (Sesacre), por meio de dados de consultas pelo Hospital das Clínicas.
Os dados apontam ainda que o ano com o maior número de casos foi 2019, quando foram registrados 383 e o ano que menos teve casos foi em 2013 quando 252 casos de câncer foram diagnosticados naquele ano.
Entre os menos diagnosticados nos últimos dez anos estão: o câncer de mama, que foram registrados oito casos e o de câncer de canal anal com dez casos. Estes também foram os menos diagnosticados em 2022, com um caso cada.
Em 2022, foram detectados 269 casos. Entre os mais diversos tipos de câncer o da próstata é o mais diagnosticado com 44 casos, seguido do câncer do estômago 33, cabeça e pescoço 22, de cólon e reto 20, e o de fígado 20.
Na próxima sexta-feira, 4, será realizada a abertura oficial da campanha Novembro Azul, que visa a prevenção ao câncer de próstata, na sede da Sesacre. No local, haverá orientação sobre a doença, ferição de sinais vitais, avaliação de índice de massa corporal (IMC) e aplicação de questionário Finnish Diabetes Risk Score (Findrisc), específico para estratificação de risco de desenvolvimento de diabetes.