Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.
Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

RIO BRANCO

Acre se destaca com uma das menores desigualdades salariais entre gêneros no Brasil

Publicado em

Rio Branco, Acre – O Acre figura entre os estados brasileiros com as menores disparidades salariais entre homens e mulheres, de acordo com o 4º Relatório de Transparência Salarial e Critérios Remuneratórios, divulgado pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE). O levantamento aponta que a diferença média salarial no estado é de 9,1%, um índice significativamente inferior à média nacional de 21,2%.

O relatório analisou 19,4 milhões de vínculos trabalhistas em 54 mil empresas com mais de 100 funcionários em todo o país, utilizando dados da Relação Anual de Informações Sociais (Rais). Embora o Brasil ainda mostre avanços modestos na igualdade salarial, o Acre se destaca como um dos estados com melhor desempenho, ao lado de Piauí (7,2%), Amapá (8,9%), Distrito Federal (9,3%) e Ceará (9,9%).

Continua depois da publicidade

A nível nacional, o relatório revela que mulheres negras recebem, em média, apenas 53,3% do salário dos homens brancos, uma disparidade que se repete em regiões mais periféricas, como a Amazônia.

A Lei da Igualdade Salarial, sancionada em julho de 2023, exige que empresas com mais de 100 funcionários adotem medidas de transparência e correção de distorções salariais. No Acre, o relatório indica um aumento no número de empresas com diferença salarial de até 5% entre homens e mulheres nos últimos dois anos, acompanhando uma tendência nacional de melhora gradual.

Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Advertisement