Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.
RIO BRANCO
Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

RIO BRANCO

Acre se destaca negativamente em ranking nacional de acesso a planos de saúde

Publicado em

Rio Branco, AC – Um estudo recente revelou que os municípios do Acre apresentam um dos menores índices de cobertura de saúde suplementar do Brasil. O Ranking de Competitividade dos Municípios 2025, elaborado pelo Centro de Liderança Pública (CLP), mostra que Rio Branco e Cruzeiro do Sul ocupam posições desfavoráveis no indicador que mede a proporção da população com acesso a planos e seguros privados de saúde.

Rio Branco figura na 343ª colocação do ranking nacional, enquanto Cruzeiro do Sul está na 411ª posição, evidenciando a baixa adesão da população acreana a planos de saúde. Na Região Norte, o melhor desempenho é de Canaã dos Carajás (PA), que ocupa a 74ª posição, enquanto Cametá (PA) registra o pior resultado, na 418ª colocação.

Continua depois da publicidade

O levantamento, que utiliza dados da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), considera todos os tipos de contratos de planos de saúde, incluindo individuais, familiares e coletivos. A metodologia do ranking aponta que percentuais próximos de 65% de cobertura, como em Vitória (ES), indicam um acesso expressivo da população à saúde suplementar, que complementa o Sistema Único de Saúde (SUS) e contribui para ampliar o atendimento e reduzir a pressão sobre a rede pública.

Os dados revelam a necessidade de políticas públicas e iniciativas que incentivem a adesão da população acreana a planos de saúde, visando ampliar o acesso aos serviços de saúde e melhorar a qualidade de vida da população.

Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Propaganda
Advertisement