RIO BRANCO
Acre se destaca no setor de serviços com crescimento de 5,1% em janeiro
O setor de serviços no Acre apresentou um crescimento significativo no mês de janeiro, com um aumento de 5,1% em relação ao mês anterior, ajustado sazonalmente. Esse crescimento coloca o Acre em terceiro lugar no país, ao lado de Roraima, ficando abaixo apenas do Rio de Janeiro, com 5,3%, e do Amazonas, com expressivos 10,9%.
Em comparação com o mesmo período do ano anterior, o setor registrou um impressionante crescimento de 24,7%, marcando a segunda alta consecutiva. Além disso, o acumulado dos últimos 12 meses até janeiro foi de 9,8%, segundo dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) na última sexta-feira (15).
O secretário de Indústria, Ciência e Tecnologia do Acre (Seict), Assurbanipal Mesquita, destacou que esses números refletem a consolidação de um período de retomada econômica no estado, impulsionado pelas iniciativas do governo local. O fechamento de 2023 e o início deste ano foram marcados por uma retomada econômica consistente, com investimentos na construção civil e programas reativados.
Os incentivos do Estado têm tornado o ambiente mais atrativo para investimentos, o que se reflete na geração de empregos e no crescimento do PIB. Mesquita ressaltou que a confiança no setor tem aumentado, levando a mais investimentos e contratações. Em 2023, o Acre registrou a menor taxa de desemprego dos últimos 11 anos e um crescimento do PIB.
Os dados do Novo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Novo Caged) mostram que em 2023 foram criados 4.562 novos postos formais no estado, com destaque para os setores de serviços, comércio e construção civil. O saldo por segmento foi o seguinte: Serviços (2.327), Comércio (742), Indústria (673), Construção (639) e Agropecuária (181).