RIO BRANCO
Acre se prepara para montanha-russa climática em setembro; de calor extremo a frio polar

Rio Branco, Acre – O estado do Acre se prepara para uma semana de extremos climáticos no início de setembro de 2025, com uma previsão que inclui desde calor intenso e tempestades até a chegada de uma nova onda de frio polar. As mudanças drásticas, que lembram as quatro estações do ano em poucos dias, exigem atenção e preparo da população.
Até a próxima quinta-feira, 4 de setembro, o calor será predominante, com temperaturas elevadas e pancadas de chuva localizadas que podem ganhar intensidade. A partir de sexta-feira, 5 de setembro, uma nova frente fria de origem polar avançará sobre o estado, marcando a décima friagem do ano e derrubando as temperaturas de forma significativa.
O pesquisador meteorológico Davi Friale, explica que o final de semana será marcado por um clima frio e com ventos constantes. Em Rio Branco, Brasileia e outras cidades do vale do Rio Acre, a temperatura mínima deverá oscilar entre 14°C e 17°C. No vale do Juruá, incluindo Cruzeiro do Sul, a mínima ficará entre 18°C e 21°C. A sensação térmica, no entanto, poderá ser até 4°C mais baixa devido aos ventos fortes do quadrante sudeste.
Friale alerta para a possibilidade de temporais com chuvas intensas, raios e fortes ventanias entre quinta-feira e sábado. A combinação desses fatores pode causar transtornos, especialmente em áreas mais vulneráveis do estado. A população deve evitar áreas de risco e buscar abrigo seguro durante as tempestades.
Além disso, o pesquisador destaca que ainda há chances de novos recordes de calor serem registrados antes da chegada da frente fria. A maior temperatura registrada no Acre em 2025 foi de 37,7°C, no último domingo, 31 de agosto. Em Rio Branco, o recorde do ano é de 36,7°C, registrado em 22 de agosto.
Recomendações:
-Mantenha-se Informado: Acompanhe os boletins meteorológicos e alertas da Defesa Civil para se manter atualizado sobre as condições climáticas.
-Prepare-se para o Calor: Beba bastante água, evite atividades físicas nas horas mais quentes do dia e use roupas leves e protetor solar.
-Proteja-se do Frio: Tenha à mão agasalhos e cobertores para se proteger das baixas temperaturas.
-Atenção às Tempestades: Evite áreas de risco durante as tempestades, como rios, áreas de mata e construções precárias.
-Cuidados com a Saúde: Redobre os cuidados com a saúde, especialmente com crianças e idosos, que são mais vulneráveis às mudanças climáticas.
