Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.
Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

RIO BRANCO

Acre se prepara para segunda onda polar com ventos intensos e chuvas fortes

Publicado em

O Acre braceja-se para enfrentar uma segunda onda de frio polar em 2025, prevista para atingir o estado na sexta-feira, 4 de abril, trazendo consigo ventos fortes e chuvas intensas. De acordo com o pesquisador Davi Friale, o fenômeno climático deve chegar ao estado no final da tarde ou início da noite, com potencial para temporais isolados em diversas regiões.

O impacto será significativo, com o sábado, 5 de abril, apresentando tempo frio, céu encoberto e ventos fortes vindos do sudeste. Nas regiões leste e sul, incluindo as cidades de Rio Branco e Brasileia, as temperaturas máximas não devem ultrapassar os 25°C. As temperaturas mínimas, previstas entre a madrugada de domingo, 6, e segunda-feira, 7, devem oscilar entre 18°C e 21°C, com a possibilidade de um novo recorde de menor temperatura para o ano.

Continua depois da publicidade

Embora o centro do Acre e o vale do Juruá também sintam os efeitos da onda polar, a intensidade será menor em comparação com as regiões leste e sul. Em relação à primeira onda de frio, ocorrida em 1º de abril, esta nova massa de ar polar trará maior volume de chuvas, ventos mais fortes e temperaturas diurnas ligeiramente mais baixas.

O alerta do pesquisador Davi Friale é contundente: “Essa segunda onda polar será semelhante à primeira, provocando mais chuva, porém, com ventos mais intensos e temperaturas diurnas mais baixas. Há alta probabilidade de transtornos, como queda de árvores e galhos, inundações em ruas, transbordamento de córregos e pequenos igarapés, e deslizamentos de terra”. A população é orientada a tomar precauções e se manter informada sobre os avisos meteorológicos. A Defesa Civil deve estar preparada para eventuais ocorrências.

Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Propaganda
Advertisement