RIO BRANCO (AC) – A maioria dos empreendedores acreanos não possui formação em finanças ou gestão financeira para seus negócios. Dados de pesquisa realizada pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) em parceria com o Instituto de Pesquisas Sociais, Políticas e Econômicas (Ipespe) em 2025 revelam que 61% deles nunca participaram de cursos ou palestras sobre o tema, colocando o estado como o segundo com menor engajamento em capacitação financeira no Brasil.
O cenário acreano vai além da média regional: na Norte, 56% dos empresários afirmam não ter passado por treinamentos do gênero. Já na região Sudeste, o percentual de empreendedores sem capacitação é de 52%, mostrando uma distância significativa em relação ao Acre.
No ranking nacional, o estado integra o grupo de unidades federativas com menor adesão ao aprendizado financeiro – ficando acima apenas de Pernambuco. Em seguida aparecem Maranhão, Pará e Distrito Federal, todos com 60% de empresários sem capacitação. Em contrapartida, em São Paulo, 59% dos empreendedores declaram já ter participado de iniciativas sobre finanças ou gestão financeira.
A pesquisa também aponta uma possível relação entre baixa escolaridade e acesso limitado a treinamentos. No país como um todo, 80% dos pequenos negócios são liderados por empreendedores cuja formação máxima é o ensino médio. Apenas 19% têm graduação completa.









