RIO BRANCO (AC) – O penúltimo fim de semana de fevereiro no Acre terá um cenário meteorológico contrastante: enquanto grande parte do estado deve registrar tempo quente com pancadas de chuva pontuais, as regiões do Vale do Acre e Vale do Juruá estão sob alerta de “perigo” devido a chuvas intensas e ventos fortes, de acordo com dados divulgados pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) na tarde desta sexta-feira (20).
Inicialmente previsto um período com pouca chuva e condições estáveis, o cenário mudou com a formação de uma frente atmosférica que deve atingir o norte do estado. Em áreas como Rio Branco, Sena Madureira, Cruzeiro do Sul e Tarauacá, a previsão é de chuva entre 30 e 60 mm/h ou acumulados de 50 a 100 mm/dia até o fim de domingo (21), acompanhada de ventos de 60 a 100 km/h. Há risco de corte de energia, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas nessas regiões.
Um segundo alerta, de “perigo potencial”, abrange o restante do estado, com chuvas de 20 a 30 mm/h e ventos de 40 a 60 km/h. Em pontos isolados, podem ocorrer rajadas de vento acima da média e raios, mas sem características de tempestade prolongada.
Nas áreas não atingidas pelas chuvas intensas, o sol predominará com variação de nuvens. As temperaturas seguem elevadas: máximas entre 30°C e 33°C, podendo alcançar 36°C em Boa Vista do Acre, e mínimas entre 21°C e 24°C, com 22°C prevista para a capital. A ventilação, com rajadas de até 40 km/h, principalmente no domingo (22) e segunda-feira (23), deve amenizar a sensação de calor.
O Inmet reforça a importância de acompanhar as atualizações das previsões e seguir as orientações das autoridades locais de proteção e defesa civil.









