RIO BRANCO
Acre tem casamentos com duração média de 11 anos, abaixo da média nacional

RIO BRANCO, 25 de dezembro de 2025 — Os casamentos no Brasil estão durando menos, e o Acre figura entre os estados com menor tempo médio de união formalizada, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgados em dezembro. Enquanto no país os matrimônios têm duração média de 13,8 anos, no estado acreano esse período chega a apenas 11,1 anos — abaixo tanto da média nacional quanto da regional.
No ranking nacional, o Acre ocupa uma das posições mais baixas, ficando atrás apenas de outras unidades da Região Norte e Centro-Oeste, como Rondônia (11 anos) e Roraima (10,2 anos). Os números fazem parte da Estatística do Registro Civil e se referem aos casamentos celebrados em 2024.
Um dado contraditório aparece na pesquisa: apesar da redução na duração média dos matrimônios, 2024 registrou a primeira queda no número de divórcios desde 2019 — com uma redução de 2,8% em relação a 2023. Os especialistas ainda não explicam oficialmente essa tendência, mas há hipóteses de que a queda possa estar ligada a uma maior cautela na hora de formalizar uniões ou a um aumento nas separações extrajudiciais.








