RIO BRANCO
Acre tem centenas de propriedades rurais embargadas por desmatamento pelo IBAMA
O setor produtivo rural acreano vive um sério problema após o bloqueio aos pátios das indústrias do setor madeireiro no Acre pelo Ibama. Além do bloqueio, centenas de propriedades rurais estão com áreas embargadas por desmatamento.
A relação das propriedades consta em relação do órgão federal disponível para consulta pública. Em sua grande maioria, as propriedades foram embargadas por ”Destruir, desmatar, danificar florestas ou qualquer tipo de vegetação nativa ou de espécies nativas plantadas, objeto de especial preservação, em área de reserva legal ou servidão florestal, de domínio público ou privado não passíveis de autorização para exploração ou supressão ou sem autorização ou licença da autoridade ambiental competente ou em um desacordo com a aprovação concedida, inclusive em planos de manejo sustentável”, diz o Ibama.
As propriedades rurais embargadas estão em praticamente todos os municípios acreanos.
As propriedades rurais que são embarcadas têm um prazo dado pelo órgão para apresentar defesa e, dependendo do caso, podem ter bens, como gado, confiscado.
Em relação aos pátios das serrarias, a Assembleia Legislativa do Acre protocolou um documento ao Ibama pedindo o fim dos bloqueios. A preocupação é que o setor de base florestal é a principal atividade de exportação da economia acreana.
Veja abaixo a relação das propriedades com embargos do Ibama no Acre: