RIO BRANCO (AC) – O Acre enfrentará nesta quinta-feira (29) dia de tempo quente e abafado em todo o território estadual, com previsão de chuvas pontuais ao longo do dia – algumas delas podem ser intensas em pontos isolados, conforme informações do portal O Tempo Aqui. A instabilidade atmosférica é causada pela elevada umidade do ar e também afeta estados vizinhos, além de regiões da Bolívia e do Peru.
Leste e sul do estado
Nas microrregiões de Rio Branco, Brasileia e Sena Madureira, o dia será marcado por sol entre nuvens e chuvas passageiras, com baixa probabilidade de precipitações fortes. A umidade relativa do ar varia de 50% a 60% durante a tarde e atinge entre 90% e 100% ao amanhecer. Os ventos sopram de forma fraca, principalmente do sul, com pouca possibilidade de rajadas mais intensas. Em Assis Brasil, por exemplo, a previsão por horas indica que as chuvas devem começar por volta das 09h, com pico entre 12h e 13h.
Centro e oeste do Acre
Nas regiões de Cruzeiro do Sul e Tarauacá, o cenário é semelhante, mas com média probabilidade de chuvas fortes em áreas isoladas. A umidade mínima fica entre 60% e 70%, podendo chegar a 100% nas primeiras horas do dia. Os ventos permanecem fracos e calmos ao longo do período.
Temperaturas por região
-Rio Branco, Senador Guiomard, Bujari e Porto Acre: mínimas entre 22°C e 24°C; máximas de 29°C a 31°C.
-Brasileia, Epitaciolândia, Xapuri, Capixaba e Assis Brasil: mínimas de 22°C a 24°C; máximas entre 29°C e 31°C.
-Plácido de Castro e Acrelândia: mínimas de 22°C a 24°C; máximas de 29°C a 31°C.
-Sena Madureira, Manuel Urbano e Santa Rosa do Purus: mínimas entre 22°C e 24°C; máximas de 29°C a 31°C.
-Tarauacá e Feijó: mínimas de 22°C a 24°C; máximas entre 30°C e 32°C.
-Cruzeiro do Sul, Mâncio Lima e Rodrigues Alves: mínimas de 22°C a 24°C; máximas de 28°C a 30°C.
-Marechal Thaumaturgo, Porto Walter e Jordão: mínimas entre 22°C e 24°C; máximas de 29°C a 31°C.
A alta umidade associada às temperaturas elevadas pode aumentar a sensação térmica, e as autoridades recomendam cuidado com possíveis enchentes em áreas de baixo relevo durante as chuvas mais intensas.









