RIO BRANCO
Acreanos trabalham 147 horas apenas para pagar imposto, aponta pesquisa
A Plataforma do Impostônometro divulgou dados que mostram que os moradores de Rio Branco já pagaram R$ 133 milhões em impostos no período de 1° de janeiro até 10 de setembro de 2023. Através dos estudos, é possível ver uma alta de 5,6% que o arrecadado no ano passado.
O que não “bate” nessa arrecadação toda, é que os moradores da capital não sabem onde está sendo investido todo esse dinheiro, pelo fato, de não ver o retorno dos tributos. Exemplo disso, é o centro da cidade, que se encontra praticamente abandonado, e os bairros da cidade em sua maioria, sofrem com a escuridão e as ruas sem trafegabilidade.
Em 2017, o jornal Estado de Minas lembrou que entre os 30 países com a maior carga tributária no mundo, o Brasil era o que proporcionava o pior retorno dos valores arrecadados em prol do bem-estar da sociedade.
Criado pela Associação Comercial de São Paulo, o Impostômetro é um medidor estatístico para medir os impostos que um país paga em qualquer instante de tempo. O acreano tem de trabalhar 147 horas por ano apenas para pagar impostos. Não é uma situação só de Rio Branco, mas do País como um todo.