Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.
RIO BRANCO
Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

RIO BRANCO

Águas do Rio Acre avançam em Triângulo Novo: moradores relatam cansaço e sofrimento com cheia que alcança 15,08m

Publicado em

Foto: ac24horas

RIO BRANCO (AC) — Na tarde deste domingo (28), o bairro Triângulo Novo, especialmente a rua Padre José, já estava atingido pela inundação provocada pela cheia do Rio Acre — que alcançou 15,08 metros, conforme boletim da Defesa Civil Municipal. O nível das águas continua subindo, comprometendo o tráfego e afetando a rotina das famílias.

Na rua Padre José, que marca a divisa entre Triângulo Novo e Taquari, o tráfego de veículos está gravemente prejudicado: alguns carros ficaram impossibilitados de atravessar, e apenas viaturas da Polícia Militar (caminhonetes) conseguiram passar pelo local.

Continua depois da publicidade

Ademir, morador da região há mais de 35 anos, relatou a rapidez com que a água chegou. “Rapidamente a água cobriu a rua. Passou um dia e uma noite chovendo, e de manhã já estava aqui”, disse. Ele lembrou de alagações passadas, destacando a de 2005 como uma das mais graves: “Eu moro num terreno um pouco mais alto, mas a casa não é alta — por sorte, o local me protege um pouco”.

Rosa Maria, de 48 anos, que vive no bairro há mais de 15 anos, revelou o cansaço das recorrentes enchentes. “Já estou ‘feia’ de tanto tirar móveis e ir para o Parque de Exposições”, disse, se referindo aos abrigos. Ela também relembrou uma perda irreparável: “Já perdi até um filho — ele foi tomar banho no rio quando a água estava baixando e morreu afogado”.

Continua depois da publicidade

Sobre o momento atual, Rosa destacou o medo constante: “Nós ficamos à flor da pele. Qualquer hora a água pode chegar nas casas e a gente tem que retirar tudo de novo. É muito sofrimento pra nós que somos moradores daqui”.

Continua depois da publicidade
Propaganda
Advertisement