RIO BRANCO
Águas do Rio Acre invadem bairro Ayrton Senna em Rio Branco

O bairro Ayrton Senna, em Rio Branco, foi o primeiro a ser atingido pela cheia do Rio Acre neste ano. As águas do rio começaram a invadir ruas e quintais no início da tarde deste sábado (8), causando transtornos para os moradores.
De acordo com a Defesa Civil Municipal, o nível do Rio Acre atingiu 13,29 metros às 15h, se aproximando da cota de alerta de 13,50 metros. A expectativa é que o rio ultrapasse essa marca ainda hoje, aumentando o risco de alagamentos em outras áreas da cidade.
As chuvas intensas dos últimos dias são as principais responsáveis pelo aumento do nível do rio. Na primeira semana de março, Rio Branco registrou 96,4 mm de chuva, equivalente a 33,6% do total esperado para o mês. Nas últimas 24 horas, foram acumulados 29 mm de precipitação, agravando ainda mais a situação.
O tenente-coronel Cláudio Falcão, coordenador municipal da Defesa Civil, alertou que o Rio Acre está subindo, em média, 4,7 centímetros por hora. A Defesa Civil monitora a situação de perto e orienta a população a ficar atenta aos avisos e recomendações.
A cheia do Rio Acre é um evento que ocorre anualmente, mas a intensidade e a rapidez com que o nível do rio está subindo neste ano preocupam as autoridades. A Defesa Civil acompanha a situação e se prepara para agir em caso de necessidade.









