Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.
Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

RIO BRANCO

Alívio no bolso: Bandeira verde segue em janeiro, sem cobrança extra na conta de luz

Publicado em

Boas notícias para o consumidor brasileiro! A bandeira tarifária verde, que garante a conta de luz sem acréscimos, foi mantida para o mês de janeiro de 2025. A decisão da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) é resultado da melhora nas condições de geração de energia, impulsionada pelas chuvas que elevaram os níveis dos reservatórios das usinas hidrelétricas.

Desde abril de 2022, o país vinha desfrutando da bandeira verde, interrompida apenas por um breve período em julho de 2024. O retorno da bandeira verde em dezembro de 2024 e sua manutenção em janeiro de 2025 são um sinal positivo de que a crise hídrica que assolou o país nos últimos anos está se dissipando.

Continua depois da publicidade

A Aneel destaca que o aumento da geração de energia proveniente das usinas hidrelétricas diminui a necessidade de acionar usinas termelétricas, que geram energia mais cara. Essa medida contribui para manter a conta de luz mais barata para os consumidores, o que é uma ótima notícia para o bolso de todos.

Vale lembrar que as bandeiras tarifárias foram criadas em 2015 para sinalizar os custos variáveis da geração de energia. A bandeira verde indica que a geração está sendo feita de forma mais barata, enquanto as bandeiras amarela e vermelha, em seus diferentes patamares, representam custos adicionais para o sistema.

Continua depois da publicidade

A manutenção da bandeira verde em janeiro, após um período de instabilidade no sistema elétrico, é um sinal de que o país está caminhando em direção à estabilidade e à segurança energética. É um alívio para o consumidor, que pode respirar tranquilo e planejar seus gastos sem se preocupar com aumentos inesperados na conta de luz.

Continua depois da publicidade
Propaganda
Advertisement